Você está ali esperando uma ligação depois de um longo dia de trabalho. Nenhuma tomada por perto e eis que a bateria do seu celular simplesmente acaba. O fato é que como hoje usamos os smartphones por um tempo considerável, a tendência é ter que carrega-lo pelo menos uma vez ao longo do dia. Segundo testes realizados, as betarias dos smartphones tem duração de até 14 horas de uso intenso. Isso no melhor dos cenários, pois a maioria dos aparelhos não passa de 10 horas e isso quando estão novos. O que fazer então para não ficar desconectado?
Veja alguns ajustes simples e eficientes para que a bateria do seu smartphone dure um pouco mais. Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente!
Sobrevida para a bateria do iOS
Desabilite as atualizações em segundo plano. As atualizações de aplicativos em segundo plano é uma das coisas que mais consome a bateria de um iPhone. Para desabilitar essa funcionalidade e salvar um pouco mais a sua bateria é simples: no menu “ajustes”, selecione a opção “Geral” e depois em “Atualização em segundo plano”. Aí basta desligar tudo que considerar desnecessário que tenha sincronização de dados constante com a web e salvar alguns bons minutos de bateria do aparelho.
Use o modo de economia de bateria. Quem tem aparelhos com o iOS 9 já deve ter visto que ao chegar em 20% da bateria o sistema sugere a habilitação desse recurso. Segundo a Apple, com o modo de economia habilitado a economia é de até 20%. A dica é: se sabe que vai ficar muito tempo fora e sem a possibilidade de recarregar, habilite manualmente o modo de economia. Já testamos por aqui e salva o seu dia!
Desligue os compartilhamentos. AirDrop, Bluethooth e GPS ligados comem bateria. Se não estiver utilizando nenhum deles, o ideal é deixar desligado. Para desabilitar o AirDrop e o Bluethooth basta acessar a central de controle (deslizando o dedo para cima da tela); já o GPS/serviços de localização podem ser desligados em “ajustes” e então “privacidade”.
Turbinando a bateria do Android
Desabilite permissões para Apps. Você pode não notar, mas uma série de aplicativos pedem permissão para que tenham acesso à internet sempre e isso, já sabe, come a sua bateria (além de consumir seus dados). Para resolver esse problema você pode entrar em todos os apps e revogar as concessões ou então usar um aplicativo que faz essa tarefa por você. Um muito usado é o Opera Max: além de te ajudar a gerenciar os aplicativos e ver o que pode ou não acessar a internet, ele comprime todo o seu tráfego de dados com criptografia.
Desabilite o brilho automático de tela. Pode parecer besteira, mas desligar o brilho automático da tela do seu smartphone pode ajudar a poupar bateria. A tela é um dos componentes que mais consome energia – ainda que o display seja Amoled, isso sem falar que fazer o ajuste de brilho da tela não é nem um pouco difícil, já que a barra tem fácil acesso na barra superior do sistema. Outra dica boa é reduzir o tempo que o visor fica ligado antes do bloqueio automático para 30 segundos. Assim a tela “desliga” e você economiza bateria.
Deixe o GPS desligado. Por mais útil e prático que seja ficar com o GPS sempre ligado, isso consome muita bateria. O ideal seria habilitar só quando for usar o Waze ou algum app que use a localização; assim você poupa a bateria consideravelmente. Assim como o brilho da tela, é super simples de ligar ou desligar: está também na na barra superior do sistema.